Iniciar sessão
  •  

    Proposta de Recomendação Identificações_Georreferenciações de parcelas ou prédios

    19/03/2024

    Proposta de Recomendação

    Identificações / Georreferenciações de parcelas ou prédios

    Desafetações de parcelas do Domínio Público ou de outro tipo de parcelas

     A proposta foi rejeitada com a seguinte votação:

    Votos a favor: PS, EO, PSD, CDU, PAN - 13

    Votos contra: INOV (10) e presidentes de junta (4) - 14

    Votos em abstenção:  INOV (6), IL, Chega e Freguesia de Oeiras - 9 

    No âmbito das competências e atividades da Câmara Municipal de Oeiras, surge a necessidade de identificação unívoca de parcelas ou prédios (doravante designadas por parcelas) do território para diversos fins, nomeadamente para desafetações do Domínio Público.

    Constata-se que, sistematicamente, a identificação destas parcelas é feita graficamente por projeção sobre cartografia de base, sem levantamento topográfico específico, só com um descritivo de confrontações, mas sem georreferenciação do polígono delimitante da parcela. Isto é, o seu real posicionamento é indefinido.

    A Câmara Municipal de Oeiras dispõe de todos os meios necessários para georreferenciar os documentos com os recursos às tecnologias necessárias à boa instrução dos processos.

    Todavia, os processos de desafetações do domínio público, parecem ser elaborados sem o recurso das técnicas e tecnologias adequados.

    Ora, as desafetações são processos que carecem do maior rigor possível, pois trata-se de gerir os bens públicos. Exige-se que esta gestão seja rigorosa, transparente, e que não gere equívocos sobre as parcelas em causa, nem eventuais processos jurídicos.

    Dá-se nota de, já nesta Assembleia, termos apreciado processos com identificações grosseiramente erradas.

    A adoção das recomendações que se seguem permitirá criar uma base de dados e um registo digital que incrementa significativamente o conhecimento na Câmara Municipal de Oeiras.

    Por outro lado, são medidas que contribuem para uma economia a curto e médio prazo e se traduzem num modo sustentável de atuação. Visam igualmente o objetivo 11 dos ODS.

    Neste sentido, o Grupo Político do Partido Socialista propõe que a Assembleia Municipal de Oeiras recomende ao executivo da Câmara Municipal que:

    1. Qualquer parcela do domínio público a desafetar, deve ser alvo de um levantamento topográfico atualizado, com identificação, no terreno, das estremas, e com os pontos de inflexão, se necessário identificados por marcos;

    2. Todos os pontos de inflexão das estremas da parcela devem ser identificados e as suas coordenadas registadas;

    3. As coordenadas devem estar no sistema de referência oficial para Portugal Continental, PT-TM06/ETRS89, conforme informação da Direção Geral do Território;

    4. As áreas das parcelas devem ser medidas com base no levantamento topográfico, em programas de CAD ou SIG;

    5. O produto final deve constar de levantamento topográfico da parcela, com a identificação das estremas, e com a listagem das coordenadas de todos os pontos de inflexão destas. Deve igualmente ser apresentada uma planta topográfica, ou ortofotomapa, com a localização da parcela.

    6. Que a instrução dos processos remetidos aos órgãos de decisão e fiscalização deste Município cumpra o enunciado no ponto 5.

    Sendo aprovada deverá ser divulgada nos meios habituais.

    19 de marco de 2024


  •  

    Declaração Política - Mobilidade Sustentável - TML e Carris Metropolitana

    25/10/2023

     

    Jorge Rato recordou hoje a Assembleia Municipal que foi “com os governos do PS” que se fez uma aposta “sem precedentes no transporte público.” 

    “Recordo que o reforço das autoridades metropolitanas se deve essencialmente aos dois presidentes do Conselho Metropolitano de Lisboa, António Costa e Fernando Medina, que colocaram a AML na liderança das temáticas dos transportes e da mobilidade e que o quadro de competências que a AML hoje detém se deve na totalidade aos governos do Partido Socialista.” 

    O deputado municipal do Partido Socialista detalhou depois as várias medidas implementadas: 

    📌A simplificação da bilhética 

    📌A redução dos custos para o utente, consubstanciado no Navegante 

    📌A criação da Transportes Metropolitano de Lisboa com uma Autoridade Metropolitana de Transportes 

     📌A criação da Carris Metropolitana 

    📌A concessão de serviços segundo regras claras e o envolvimento dos municípios no desenho e gestão da rede pública de transportes. 


    Jorge Rato afirmou também que “a Assembleia aprovou a criação de uma Comissão Eventual de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Implementação do Serviço de Transportes da Carris Metropolitana no Concelho” e que no âmbito desta comissão “realizou-se no passado dia 25 de Setembro uma reunião com a Administração da TML e o Município, onde pudemos assistir a uma apresentação muito completa e circunstanciada sobre a operação da Carris Metropolitana no concelho e permitiu-nos aprender com a Administração e os técnicos da TML estão cientes das especificidades do concelho, das lacunas das linhas existentes no passado”. 


    O deputado relembrou que foi “por iniciativa do PS”, através da marcação de um debate potestativo, que “debatemos a 23 de maio, nesta Assembleia Municipal, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e o Plano de Acessibilidades do Concelho de Oeiras. Identificámos os constrangimentos, os desafios e as prioridades detalhadas nos dois planos e apelamos à sua implementação célere e coerente na redução da utilização do transporte individual e de melhoria da oferta de transporte público nos locais do concelho, com escassa oferta.” 


    Jorge Rato registou que “a Câmara Municipal decidiu finalmente avançar com os estudos e projetos que têm como público-alvo as crianças e jovens. Perante a publicação do Aviso n.º 3 de 2023 - Apoio ao desenvolvimento de estratégias de melhoria da mobilidade escolar por parte do IMT, IP - a Câmara Municipal apresentou e viu aprovada a candidatura para o desenvolvimento da primeira fase do estudo de Mobilidade Escolar dos alunos do concelho de Oeiras, com um projecto piloto nos Agrupamentos de Escolas de São Julião da Barra e Conde de Oeiras” recordando a Assembleia que “o Partido Socialista apresentou no seu programa eleitoral de 2021 propostas que tinham o objetivo de criar e desenvolver soluções de acesso à escola, como o Pedibus, Ciclobus, Carpooling e transporte público dedicado.”

  •  

    Debate Estado do Município – Declaração Política

    13/07/2023

    Alexandra Tavares de Moura afirmou a importância da boa articulação entre o Governo e o município para o desenvolvimento e implementação de boas políticas públicas, como na habitação, onde as políticas do governo do PS permitiram encontrar soluções de habitação dignas para mais 10 500 pessoas no concelho de Oeiras.

    Também na vertente ambiental a líder do GP/PS na AMO sublinhou como “Oeiras beneficia do alinhamento com o programa do governo nas agendas mobilizadoras ou agendas verdes para a área da inovação empresarial e na prioridade dada à economia azul”.

    Alexandra Tavares de Moura reafirmou a necessidade de apostar na criação de bacias hidrográficas que respondam de forma mais eficaz aos fenómenos provocados pelas alterações climáticas, como havia feito no debate sobre as cheias de dezembro de 2022 que assolaram o território de Oeiras.

    A líder da bancada reafirmou que “é primordial dar resposta às articulações em falta na rede viária, o que contribuirá para diminuir os pontos de tensão no concelho”, mas não deixou de criticar as soluções encontradas “para mitigar os efeitos do tráfego, como o #COMBUS ou o #SATUO”, pela falta de eficácia das mesmas na resolução dos problemas, e podendo-se mesmo afirmar que “no caso do SATU, que acrescentaram problemas”.

    Alexandra Tavares de Moura terminou afirmando que “garantir a dinamização da economia dependerá da capacidade de gerar atratividade no território e das políticas públicas concebidas para promover condições favoráveis à manutenção e captação de novas empresas”

  •  

    Declaração Política - Portas de Algés

    05/07/2023

    Maria De Fátima Filipe considerou que "este projecto não é só de Algés, é um projecto que interessa a todos os oeirenses e que o impacto da transformação deste território se dará a todos os níveis da vida da nossa comunidade".

    A deputada municipal afirmou ainda a necessidade de se continuar a trabalhar, ouvindo as "ideias dos nossos melhores, a prosseguir com o envolvimento e mobilização da população para que todos os oeirenses sintam que as Portas de Algés serão as portas da sua casa."

  •  

    Plano de Mobilidade Sustentável e Plano de Acessibilidades de Oeiras

    25/05/2023




    Alexandra Tavares de Moura afirmou que “Mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida são hoje conceitos indissociáveis. Reduzir a dependência do uso de transporte individual, assegurar que a mobilidade urbana evolui para o uso de transportes mais limpos, garantir o reforço do sentimento da segurança, criar condições para assegurar serviços de transporte públicos de boa qualidade, com monitorização dos tempos de deslocação, melhoria da informação ao cidadão, bem como, conter o volume de viagens em transporte individual são princípios que encontramos no plano de mobilidade e com os quais nos identificamos e expressámo-lo no programa eleitoral com o qual nos candidatámos.”

    A Líder da Bancada do GP/PS na Assembleia Municipal mostrou a concordância do Partido Socialista “com os objetivos estratégicos definidos, bem como com a maioria dos objetivos operacionais: aumentar os padrões de mobilidade sustentável, alargar ofertas de transportes públicos e de modos suaves que acompanhem as necessidades reais dos e das oeirenses” e reforçou que se deve “apostar numa utilização mais racional dos transportes individuais, criando zonas 30 e zonas de coexistência para melhorar o usufruto do espaço público e também melhorar os índices de sinistralidade.”

    “O Plano de Mobilidade de Oeiras tem de contribuir para a implementação das orientações europeias, com a nova organização do sistema de transportes, na procura de soluções inovadoras e na garantia da redução de emissões tal como assumido nas metas de descarbonização.

    Potenciar a intermodalidade, os corredores de transportes e desenvolver sistemas de transportes adequados às diferentes necessidades dos segmentos da população e garantir a inclusão para cidadãos com mobilidade condicionada, e ainda a promoção de uma gestão de mobilidade com sistemas inteligentes, facilitadores, ágeis, que melhor informem os cidadãos, com melhor controle de tráfego e uma gestão de estacionamento mais adequada, são prioritários” declarou Alexandra Tavares de Moura.

    A Líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal concluiu a sua intervenção reafirmando o compromisso do PS no desenvolvimento de soluções para “uma mobilidade mais amiga das pessoas. Das famílias. Das empresas. (…) com oferta variada, que se adeque a todos e a todas, que não segregue, que inclua, que diminua as desigualdades, que seja mais segura“ e citou o Programa Eleitoral do PS à Câmara Municipal para defender que “Queremos Desenvolver medidas (…) que permitam atingir a “Cidade dos 15 minutos” – viver, trabalhar, estudar e ter o comércio de proximidade, os espaços de lazer e de cultura a 15 minutos de distância”.


ver mais
Logotipo do Partido Socialista

Partido Socialista

Os conteúdos incluídos nesta página são da exclusiva responsabilidade do Grupo Municipal Partido Socialista