Iniciar sessão

Visita ao Parque dos Poetas

No âmbito do ciclo de visitas temáticas ao Património do Concelho, realizou-se no dia 21 de maio uma visita ao parque dos Poetas.

Os participantes foram recebidos pela Dra. Alexandra Silva da DGTE – Divisão de Turismo e Gestão de Eventos, que fez uma breve apresentação do Parque e dos projetos mais emblemáticos que este acolhe.

De seguida deu-se início à visita guiada com informação contextualizada sobre este parque único em Portugal.

Recorde-se que o Parque dos Poetas surge do sonho de ver nascer em Oeiras um grande parque urbano e de associar no mesmo espaço a poesia e a arte escultórica, num tributo à cultura portuguesa, tornando-se portanto um parque único.

Composto por três fases divididas ao longo de 22,5 hectares entre os núcleos urbanos de Paço de Arcos e Oeiras, conta com peças de estatuária de mais de 40 escultores, representando 60 poetas de diferentes épocas literárias.

Na 1ª fase estão poetas contemporâneos e todas as estátuas foram feitas pelo mesmo escultor, de nome Francisco Simões. Na 2ª fase do século XVI ao século XIX cada poeta tem uma estátua da autoria de um escultor diferente. Finalmente na 3ª fase estão os poetas de língua portuguesa, sendo também diversos escultores lusófonos, representativos dos Países ou territórios de Expressão ou Cultura Portuguesa. 

Com uma vista deslumbrante sobre o rio e sobre o Atlântico, agiganta-se perante o visitante uma imensidão de azul sobre o verde, proporcionando uma panorâmica de grande beleza.

O Templo da Poesia, o Labirinto, a Ilha dos Amores ou as Fontes Cibernéticas, são uma Parte das inúmeras possibilidades de visita e deleite que o Parque dos Poetas tem para oferecer.